novo 01/03/2014

  

ANILHAS
Com o início de 2014 uma nova temporada de cria se avizinha. Portanto, seria interessante que todos os criadores fizessem seus pedidos de anéis a exemplo do que muitos já fizeram. Uma vez mais informamos que a tabela de preços não sofreu reajuste e vigora a do ano passado com os mesmos valores. Nosso próximo pedido será encaminhado em 20/03 e, portanto os valores a serem utilizados no cálculo não podem mais ser os de fevereiro e sim os de Março. Os anéis de 2014 são de cor verde. Lembramos ainda que para a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro deste ano são aceitos pássaros com anéis de 2012 e de 2013, sem limite por classe. Assim podem ser apresentados 10 ou mais goulds, por exemplo, da cor Verde Normal.


CAMPEONATOS
O Campeonato Mundial do Hemisfério Norte foi realizado em Bari, na Itália, no período de 17 a 26/01, de 2014 com muito sucesso e sob frio intenso. Um total de 25.895 pássaros inscritos de 19 nações, pertencentes a 3340 expositores foram devidamente julgados por um corpo de 100 juízes de várias nacionalidades, tendo sido a Italia o país campeão de medalhas e o que, também, mais aves apresentaram: 16750. Alguns brasileiros lá estavam: Luiz Beraldi, presidente da FOB, João Basile, presidente da OBJO, José Giordano Penteado e Totico (SC).
1º Lugar Itália com 702 medalhas de ouro, 601 de prata e 518 de bronze;
2º Lugar Bélgica com 108 medalhas de ouro, 81 de prata e 62 de bronze;
3º Lugar Holanda com 99 medalhas de ouro, 60 de prata e 51 de bronze.
O Campeonato Brasileiro de 1ª Etapa conforme previsto será realizado no período de 28/04 a 03 de Maio em Itatiba- SP. Vamos tentar conseguir o arquivo do cartaz de divulgação e encaminhar para todos os associados.


MENSALIDADES
Já encaminhamos para todos um comunicado a respeito. A Associação é de todos e depende das contribuições para sobreviver. Os valores são os mesmos do ano passado.


EXPOSIÇÃO
Depois de algumas dificuldades conseguimos contatar a direção do Minascentro visando a locação de espaço para realizar nossa exposição. Infelizmente por falta de agendamento antecipado não foi possível para este ano. Entretanto encaminhamos ofício ao Sr. Jérôme Guiot solicitando data para Março de 2015.


IBAMA/IEF
Apenas para tranquilizar a todos informamos que não surgiu nenhum fato novo. O IBAMA não fez a regulamentação da IN 18 e não colocou o sistema para registro de pássaros no ar. O IEF pelo que fomos informados está treinando seus técnicos para assumir o papel do IBAMA na fiscalização da ave fauna.


PAVILHÃO 2 DA FOB
Conforme comunicado pelo Presidente da FOB foi adquirido o terreno para a construção do Pavilhão de vendas e de apoio ao Campeonato da 2ª Etapa. Foram anos de negociações e muitos problemas burocráticos e que finalmente resultaram em final feliz. Agora é partir para o início das obras.
Até breve.


Mauro Q. Garcia.
Presidência da AMAE 

 


 

 

13/12/2013

 NOTÍCIAS AMAE DE DEZEMBRO/2013


74ª CAMPEONATO INTERNACIONAL DE REGGIO EMILIA DE 2013.
Realizado no período de 17 a 24 de Novembro, PP, este talvez tenha sido o mais concorrido de todos os tempos, tanto em numero de pássaros inscritos a concurso quanto de pássaros na sessão de vendas e principalmente em Stands comerciais. Nossos fabricantes e produtores de artigos, alimentos, medicamentos e tudo mais ligado à ornitologia estão precisando dar uma chegadinha por lá e aprender como se faz uma bela exposição de seus produtos. Alguns bastante requintados e no mesmo nível que se vê em feiras de produtos em congressos médicos. É pena que não enxerguem a necessidade de se investir para garantir um bom retorno no futuro. Alguns fabricantes como, por exemplo, a 2 GR nunca venderam tanto no próprio local.
Não sabemos dizer ao certo quantas pessoas circularam por ali, mas era constante ouvir idiomas de vários países do mundo incluindo países árabes. Com ingresso a 10 euros por dia percebemos que foi difícil adquiri-lo e até mesmo entrar na mostra. Os estacionamentos lotados e carros estacionados até mesmo em cima dos passeios.
Quatro grandes pavilhões repletos de pássaros, stands, bares e restaurantes e gente circulando a ponto de fazer a temperatura subir dentro dos recintos. A dificuldade continua sendo um lugar para sentar que não existe. Parece que o objetivo é fazer as pessoas circularem o tempo todo.
Assistimos o segundo dia de julgamento quando pudemos acompanhar a atuação do Presidente da FOB e o Presidente da OBJO, Luiz Beraldi e João Basile, respectivamente, atuarem. Ninguém pode dizer, em sã consciência, que não havia exemplares de altíssima qualidade. Não só em canários de cor e porte como em todos os outros segmentos. Os críticos sempre continuarão a puxar a sardinha para a sua brasa, mas todos os anos estão por lá. Com certeza absoluta e fazendo uma avaliação dedicada conclui-se que existem pássaros magníficos por lá. Acrescente-se que nem todos os criadores europeus e nem mesmo os próprios italianos expõem e Reggio. Muitos optam pelo Campeonato Italiano e pelo Mundial cuja inscrição é livre. Com a integração europeia percebe-se que o nível dos canários de países como Portugal e Espanha melhorou muito.
Outro aspecto interessante é que pássaros que andavam meio sumidos estão surgindo em grandes quantidades. Isto se explica aparentemente porque cada vez mais se domina a técnica de criação e também porque estão vindo de outros países distantes. Notamos, por exemplo, que o rouxinol do Japão lá estava em grande quantidade.
Pássaros como psitacídeos e outros estavam presentes em grandes quantidades e em todas as variedades de mutações.
Enfim foi uma grande festa imperdível para todos que possam e principalmente se for aliada ao turismo. A Itália é imbatível em termos de história e cultura, com locais muito especiais para se conhecer e admirar. Aos que puderem é bom já ir se programando para o próximo ano e aos que não viram aguardem a publicação das fotos e vídeos em nosso site.
62º CAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA.
Como já informamos anteriormente será realizado em Bari, Itália, na Fiera del Levante, moderno pavilhão de exposições, no período de 18 a 26/01 de 2014. Também será uma grande festa para todos os ornitólogos porem sem a mesma conotação de Reggio Emilia por se tratar de um evento de cunho mais formal. Lá não haverá uma feira de vendas como a de Reggio o que faz com que muitos vendedores de pássaros percam o interesse, mas por outro lado motiva muito mais a competição, pois ser campeão do mundo em qualquer segmento ou categoria é uma verdadeira glória e um grande cartão de visitas. Alguns criadores que apresentaram pássaros em Reggio não cogitaram sequer de vendê-los, pois irão participar do mundial e certamente lá os preços não serão os mesmos para os premiados. Ainda dá tempo de participar para os que perderam a Expo de Reggio.
GTA (guia de transporte animal) e IMA (INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA).
De acordo com o ofício da FOB de número 032/2103, todos os criadores precisam se registrar junto aos escritórios de defesa agropecuária, que em nosso estado se denomina IMA, pois se não o fizerem não conseguirão obter as GTA`S. Sem a GTA não se pode transportar pássaros com segurança, estando os mesmos sujeitos à apreensão. Telefone: 3915.1000.
ANILHAS/2014.
De acordo com ofício 033/2013 da FOB, já se pode solicitar anéis para 2014 com o mesmo preço da tabela em vigor, bastando que o criador destaque que os anéis são para o ano de criação de 2014 (cor verde). Isto muda a informação repassada no informativo anterior.
1º ENCONTRO DE CRIADORES E MÉDICOS VETERINÁRIOS DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE TERAMO.
Realizado no dia 15/11/2013, sob a coordenação do professor associado de anatomia dos animais domésticos, Dr. Paolo Berardinelli, contou com a presença de vários palestrantes:
$1A- Dr. Gianluca Todisco, doutor em veterinária e PHD, qua abordou o tema da Varíola aviária nos canários (serinus canarius). O Dr. Gianluca é também criador e juiz COM/OMJ de canários de porte de plumagem lisa (não inclui os frisados). Abordou toda a fisiopatologia da doença, suas manifestações clínicas, transmissão, tratamento e profilaxia. Em relação ao tratamento sintetizou da seguinte forma:
1º Utilização de Isoprinosina para aumentar a imunidade;
2º Vit. A (promotor de proteção da pele e das mucosas);
3º Antibiótico de amplo espectro para proteger das complicações bacterianas;
4º Medicamentos tópicos para as lesões.
Entre os fatores envolvidos na transmissão encontra-se o pernilongo e os ácaros. Manter o plantel livre de piolhos e de pernilongos é uma boa medida.
$1B- Dr. Diego Crovace, especialista em Direito Tributário e Juiz COM/OMJ, criador de canários de cor, abordou o tema de aspectos fiscais relacionados com a ornitologia. Encargos dos criadores comerciais e dos amadores em relação ao Fisco.
$1C- Luigi Montini, formado pela Universidade de Perugia, um dos maiores criadores de exóticos da Europa abordou o tema da ornitologia no continente norte: seu desenvolvimento e a situação atual da criação, das perspectivas de futuro e outros aspectos relevantes deste segmento.
$1D- Dra. Elena Circella, médica veterinária, com doutorado em Pesquisa de Patologia Aviária, da Universidade de Bari e professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Estudos de Teramo, abordou o tema de Patologia Aviária.
$1E- Mauro Garcia, médico e Juiz COM/OBJO, criador de exóticos abordou o tema do Mercado Pet no Brasil e sua relação com o mercado de trabalho veterinário.
O encontro foi muito bem recebido pelos participantes (alunos de veterinária e criadores) e todos nós acreditamos que esta é uma meta a ser perseguida já que os interesses são mútuos. Da nossa atividade que movimenta bilhões de reais por ano depende uma boa parte dos médicos veterinários. Exemplos como este deveriam ser seguidos por dirigentes nacionais. Temos criadores e que ao mesmo tempo são professores universitários. Só falta colocar em prática.
Desejamos que todos tenham tido um excelente ano de criação e que possam estar presentes no próximo Campeonato Brasileiro de Ornitologia e que sejam vencedores de muitos troféus. Desejamos ainda um Natal e uma passagem de ano com muita paz, saúde e alegria a todos vocês e que o próximo ano seja melhor do que foi este que se encerra.

 

Até breve.
Mauro Garcia
Presidente da AMAE

 

 


 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2ª ETAPA (CANÁRIOS DE COR, PORTE E CANTO).

Realizado em Itatiba/SP, no período de 11 a 21/07, pp , foi um grande sucesso de inscrições, qualidade dos exemplares, movimento de criadores e também de vendas.

Inscrições:

Canários de cor- 13.887 aves;

Canários de porte – 6.072 aves;

Canários de canto – 254 aves.

Nossa associação se fez representar através dos associados Paulo César de Freitas obtendo o troféu da série dos canários frisados e vários outros primeiros lugares, Kleber A. Vasconcelos que fez dois campeões na série dos Ágatas sem fator e do Paulo Guariento que também fez um quarteto de Ônix mosaico machos, campeão.

Lamentavelmente, por conta de um regulamento equivocado, a nosso ver, fomos penalizados em não poder receber a premiação por não totalizar um mínimo de 10 criadores participantes do evento. De qualquer forma foi um grande resultado para a AMAE.

Digno de louvor foi o jantar de congraçamento e entrega dos troféus. Bem diferente da 1ª Etapa que ocorreu nas dependências do Pavilhão, em local improvisado na sua área de julgamentos,  foi realizado no Clube Social de Itatiba com Buffet de alto padrão, banda de música, hino da FOB, hino nacional e brincadeiras proporcionadas pelo Departamento Social da FOB. Foi realmente uma bela festa proporcionada pela FOB aos criadores de canários. Toda a Diretoria se fez presente e ainda alguns convidados como o Deputado Nelson Marquezelli e os juízes convidados do exterior:

Roberto Rossi – Italia;

DE Young – Holanda

Esperamos que no próximo possamos receber o mesmo tratamento da FOB.

MUTAÇÃO URUCUM

Finalmente foi aprovada em sua 3ª Etapa e passa a fazer parte da nomenclatura da COM. Seu desenvolvedor, Álvaro Blasina, fez um pequeno agradecimento bastante emocionado. Parabéns a todos que contribuíram direta ou indiretamente pelo feito, pois se trata da primeira mutação de canário de cor surgida no Brasil e aprovada pela COM.

CAMPEONATOS

Impressiona muito a quantidade de campeonatos realizados na Itália, entre regionais, nacionais e internacionais: 199 no total. A especialização chega a tanto que já existem mostras de Clubes Feo Topázio em canários de cor. Nos canários de porte existem exposições isoladas de quase todas as raças e há, ainda, exposições especializadas em Agapornis, periquitos ondulados, diamantes mandarins, manons, calafates, pintassilgos e de psitacídeos sem falar nas exposições que reúnem várias classes: canários, exóticos, indígenas etc.

REVISTAS

Várias associações ornitológicas têm suas próprias publicações sendo que muitas de edição mensal como é o caso da Itália Ornitológica com onze números anuais. Também a Onze Vogels da Holanda edita o mesmo. Nossa Federação com apenas quatro publicações anuais precisa se empenhar mais. No entanto, sabemos que os brasileiros não são muito chegados a escrever e as dificuldades se avolumam. É necessários maiores contribuições. É preciso escrever mais e ler mais. Estamos empenhados em publicar nossa revista virtual conforme divulgamos anteriormente e creio que até o final do ano será uma realidade. Neste último concurso de revistas patrocinado pela FOB a grande vencedora foi a da UGCC (União Gaúcha dos Criadores de Canários) ficando com o segundo lugar a Sociedade Ornitologica Santamariense, de Santa Maria do Rio Grande do Sul.

ANILHAS

Associados cujos anéis encontram-se a disposição:

Maurício Miranda (sócio 044)

Sérgio Parreiras (sócio 030)

José Flavio Gamarano (sócio 034)

Wutembergo Melo (sócio 018)

Evandro César de Moura (sócio 013)

Endereço para apanha dos anéis: Rua Bernardo Guimarães, 1160/501 (portaria).

FALECIMENTO

Com grande pesar anunciamos o passamento de Luiz de Araujo Brandão ocorrido recentemente (20/07/2013) aos 89 anos. Ornitólogo apaixonado pelos periquitos pertenceu à antiga SOM (Sociedade Ornitológica Mineira), foi sócio fundador do CMCP (SÓCIO 007) e também pertenceu ao quadro da AMAE (sócio 014) da qual havia se desligado hà pouco por motivos de saúde. À família enlutada nossos sinceros pêsames.

AGAPORNIS

Será realizado no dia 27/07, em Campinas/SP, almoço comemorativo  de Bodas de Prata dos Agapornis, promovido pelo Paul Richard Wolfensberger em que se completa 25 anos da oficialização do Departamento de Agapornis da FOB em 1988. Neste mesmo ano o Paul Richard prestou concurso para juiz de agapornis com o saudoso Jorge Arnhold. É uma tentativa de resgatar um segmento que já fez muito sucesso entre os criadores e que agora está um pouco apagado. Desejamos sucesso ao Paul e a todos os criadores que se fizerem presentes.

Até o próximo.

Mauro Q Garcia

Presidente AMAE

 

14/06/2013

IBAMA/Lei Complementar 140/2011.

Conforme noticiado pela imprensa foi assinado em 05/06 (dia mundial do Meio Ambiente) o acordo de cooperação para Gestão compartilhada da fauna e flora, entre o IBAMA e o Governo do Estado de Minas Gerais (Instituto estadual de Florestas). Minas Gerais é o sétimo estado do país a cumprir a legislação. Agora o IEF terá mais 31 meses para assumir em caráter definitivo o controle da fauna. Um dos maiores objetivos da lei é combater o tráfico de animais. Neste particular, nos colocamos ao lado dos legisladores, pois nossa postura é de incentivo à criação de espécies da fauna exótica o que evita a captura de nossas espécies nativas. Por outro lado, somente criamos aves reproduzidas em cativeiro aprimorando o manejo e a manutenção das espécies. Sabemos que outras entidades nacionais como a Cobrap e a Abrase, além da nossa Federação, também atuam no mesmo sentido embora a primeira trabalhe com a fauna indígena. O importante é que todos lutam pela regulamentação do setor na tentativa de mostrar, às autoridades constituídas, a nossa importância na preservação da fauna.

RELATÓRIOS COBRAP/ABRASE

Dados dos relatórios de consultoria encomendados pelas duas entidades de forma separada mostram que:

1-     A criação de pássaros no Brasil é responsável pela geração de 125.000 empregos (relatório da Cobrap) e de 144.714 empregos (relatório da ABRASE);

2-     Gera um faturamento anual em vários setores de R$ 2,68 bilhões (relatório da COBRAP) e de R$ 3,36 bilhões (relatório da ABRASE);

3-     Existem 333.415 criadores registrados no IBAMA sendo 5.457 comerciais e 327.958 amadores;

4-     Existem 22.602.655 animais pet e exóticos distribuídos por 7.830.000 de domicílios;

5-     87,86% são passeriformes e 11,3% psitacídeos;

6-     Somos o 4º pais do mundo em população Pet e apesar disto exportamos pífios 291 mil dólares de um total de 10 bilhões movimentados pelo setor.

Como pode se ver acima nosso setor possui uma grande importância econômica apesar de não ser muito valorizado. É preciso trabalhar mais e conscientizar a população de que criar em cativeiro também é preservar. Mesmo os conservacionistas precisam entender melhor este processo e respeitar nossos direitos como cidadãos que somos.

ANILHAS

No próximo dia 22 estaremos encaminhando nova solicitação de anéis à FOB com data de fechamento do pedido em 20/06. A tabela de preços está publicada em nosso site e estar em dia com a AMAE é condição imprescindível para fazer o pedido. Ao realizar o pedido acrescentar taxa de 15% para nossa associação. Fazer o depósito na CEF (AG. 1149, CC 1984-2 e Operação 003).

CAMPEONATOS

Aproxima-se o 62º Campeonato Brasileiro de Ornitologia a ser realizado em Itatiba/SP, conforme divulgado anteriormente. Neste final de semana estremos selecionando os pássaros dos associados que manifestaram interesse em participar. Sábado passado estivemos julgando os pássaros do CMCP. Impressionou-nos a quantidade de associados presentes mesmo sendo o local de julgamentos em Santa Luzia. O nível dos pássaros também foi muito bom. Acreditamos que os associados da AMAE poderão ter bom desempenho no Brasileiro.

SITE AMAE

Tem sido sempre atualizado e melhorado dentro do possível com publicação de novos artigos e fotos. Hoje acrescentamos um novo artigo, Personata e Fischer Lutino (tradução do original publicado na Italia Ornitologica). Nosso intuito é abranger todos os segmentos dos exóticos sempre com matérias originais (não publicadas antes em nosso país).

PALESTRA

Em Novembro estaremos na Italia onde faremos uma palestra para os estudantes de veterinária da Universidade de Teramo sobre a Ornitologia e Mercado Pet no Brasil. Vê-se que nos países de primeiro mundo existe uma preocupação em educar os envolvidos no setor. A criação de pássaros deixou de ser uma mera distração para se tornar um grande mercado profissional. É claro que sempre vai haver criadores amadores e esportivos o que não confronta com os profissionais, mas apenas agrega valores. Os veterinários são peça importante nesta seara: a saúde de nossos “bichos” está cada vez mais em suas mãos.

Até breve.

Mauro Garcia

Presidente AMAE.

 


11/05/2013

62º CAMPEONATO BRASILEIRO/ 1ª ETAPA.

Realizado em Itatiba/SP, no período de 28/04 a 05/05, no Pavilhão de Exposições da FOB, a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Ornitologia, com 28 clubes participantes.
Quatro mil e cento e vinte e três aves em concurso assim distribuídas:
Agapornis-686.
Periquitos Ondulados Australianos-399.
Exoticos-1737.
Psitacídeos de pequeno, médio e grande porte-1301.

Desta vez houve um crescimento significativo do número de exóticos participando o que demonstra uma tendência de reabilitação do segmento.
Noventa e um expositores se fizeram presentes e a visitação foi considerada boa pelos organizadores. As vendas também estiveram em bom patamar exceto nos psitacídeos onde alguns criadores reclamaram. Acreditamos tratar-se de uma acomodação deste segmento que experimentou um “boom” nos anos anteriores e agora deve normalizar.

No segmento dos exóticos contabilizou-se:
726 diamantes goulds;
320 diamantes mandarins;
248 manons.

Estiveram participando juízes internacionais na área dos POAS (Andrew Thorpe) e dos exóticos (Omar Sanches e Alfredo).
O Campeonato transcorreu em clima de bastante harmonia e descontração. Os presidentes da FOB e da OBJO estiveram presentes na abertura dos trabalhos e da festa de confraternização, além de outros Diretores da Federação.

A AMAE foi representada pelo seu Presidente, Mauro de Q. Garcia, seu Diretor Técnico, Álvaro Pinho e os associados Marcelo Lamounier e Jose Geraldo como participantes e de Saulo Biscotto como visitante. Apesar do pequeno número nosso desempenho foi realmente muito bom.
Ficamos no 4º Lugar Geral e ganhamos vários troféus, entre os quais o de eficiência geral em exóticos.
Pena que muitos associados ainda não entraram no clima da participação associativa perdendo a oportunidade de fazer novas amizades, adquirir matrizes para melhoria do plantel, avaliar o produto que possuem etc.

Temos algumas promessas para o próximo ano.Preparem-se.
A festa de entrega de troféus transcorreu em clima cordial e contou com a presença de autoridades entre as quais o Deputado Federal Nelson Marquezelli que é atualmente um dos grandes defensores da nossa causa junto ao IBAMA. Ele se colocou a disposição lá em Brasília para continuar lutando pela nossa bandeira.
No momento as atividades de fiscalização e apreensão de aves exóticas estão paralisadas, aguardando a regulamentação da Lei Complementar 140 que transfere aos estados as competências de lidar com a fauna.

Aguardamos agora a realização da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro e do Mundial do Hemisfério Sul no Chile. Segundo o nosso presidente, Luiz F.F. Beraldi, está tudo certo da nossa parte. A Amae se fará representar por seus associados canaricultores Paulo Cesar de Freitas nos canários de porte, Kleber A. Vasconcelos, Paulo Guariento e José Flávio Gamarano nos canários de cor, até onde estamos informados.

O nosso associado e amigo Paulo Cesar obteve mais de 100 filhotes de frisados parisienses este ano, além de ter tido muito sucesso com as demais raças (crest, Yorkshire, border, gloster, lancashire e Norwich). Será um páreo duro no Brasileiro. O Paulo Guariento conta com bons ônix cobres e o Kleber tem bons amarelos e ágatas sem fator.
Em outubro uma comitiva de criadores brasileiros irá visitar a Austrália “chefiados” pelo Paul Richard, de Campinas. Entre eles Anibal Rolim (RS), Carlos Henrique Nogueira (CE) e Ademir Munchem (RS). Certamente será uma grande aventura ornitológica.

Em Novembro como tem ocorrido nos últimos anos, devo ir a Reggio Emilia, visitar a Expo Internacional da SOR e também farei uma palestra na Universidade de Teramo (Italia) sobre a ornitologia no Hemisfério Sul, para uma turma de alunos do curso de Veterinária.

ANILHAS
Próximo pedido será fechado em 16/05. Tabela de preços no Site acrescida de 15% de taxas da AMAE.

Até breve.

Mauro Q. Garcia
Presidente

 


 

05/04/2013

 

QUADRO SOCIAL


Conforme veiculado anteriormente realizamos uma atualização do quadro social a fim de informar à FOB o que foi solicitado.

Com isto, lamentavelmente, perdemos vários associados que não estavam em dia com suas contribuições sociais. A grade atualizada do quadro de sócios está publicada no Site da AMAE e os associados que não mais constam dela é porque foram excluídos. Caso alguém tenha efetuado pagamentos e não tenha enviado, por e-mail, o comprovante, pedimos que o faça a fim de corrigirmos qualquer equívoco que possa prejudicar o associado.

Estamos com os seguintes depósitos do mês de Março não identificados:
R$ 240,00, em 11/03.
R$ 120,00, em 22/03.
R$ 240,00, em 28/03.

Pedimos aos associados depositantes para entrar em contato ou enviar comprovante por e-mail.
Também, atualizamos o Site, como de praxe, e retiramos dele todo o material pertencente aos sócios excluídos.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Com início previsto para 28/04/2013 gostaríamos de informar a todos que pretendem participar que o prazo final para as inscrições encerra no dia 15/04. O calendário já foi divulgado e também se encontra disponível em nosso Site (www.amaemg.com.br) e no Site da FOB (www.fob.org.br).
As inscrições já se encontram abertas no site: www.fob.net.br

TORNEIO ABERTO DA SOVM (SOCIEDADE ORNITOLÓGICA VALE DO MOGI)
O 13º Aberto será realizado no período de 16 a 18 de maio de 2013 em Pirassununga-SP- , com inscrições até 09/05 (R$ 7,00 por pássaro). Este ano haverá um “Concurso especial para Mosaicos”, além do já tradicional concurso de canários de cor e porte.

ANILHAS/2013
O próximo pedido será feito em 20/04. Não deixem para solicitar no ultimo dia, pois esta data é a data de envio do pedido e não para solicitar os anéis. A solicitação obedece todo um protocolo e é bastante trabalhosa não tendo como ser alterada de ultima hora. Somente serão solicitados anéis para os sócios quites com a AMAE, incluindo o mês de abril.

IBAMA
Continuamos apreensivos e dependendo de informações deste órgão para nos direcionar na criação de aves exóticas. A Câmara Pet que atua junto ao Ministério da Agricultura pode conseguir alguns avanços em nosso benefício. O Anibal Rolim representa a Federação Gaúcha neste organismo e está esperançoso de que possa conseguir algo de bom.

EXPOSIÇÃO REGIONAL
Estamos avaliando opções para realização de uma mostra a nível regional no próximo ano e futuramente estaremos divulgando mais informações.  

SITE AMAE
Os associados que queiram alterar dados, divulgar fotos ou matérias em nosso site poderão encaminhar para publicação ou entrar em contato. É preciso que não apresentem conteúdo político e que as fotos sejam de boa qualidade. Os encaminhamentos podem ser feitos para o E-Mail da Presidência: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CAMPEONATO MUNDIAL
Com 21 países participantes e um total de 23.543 aves (canários de cor com 8.824 aves, canários de porte com 5.559 aves e exóticos com 3.087 aves) ficou assim a classificação geral:
1º Lugar – Bélgica com 866 medalhas;
2º Lugar -  Itália com 521 medalhas;
3º Lugar – Holanda com 298 medalhas;
4º Lugar – Espanha com 278 medalhas;
5º Lugar – França com 240 medalhas.
Conforme divulgado anteriormente o 62º Campeonato Mundial será em Bari, na Fiera del Levante, Itália, de 18 a 26 de Janeiro de 2014.

Até breve.
Mauro de Q. Garcia
Presidente da AMAE

 


08/03/2013

 

FOB – recebemos na data de hoje três ofícios da FOB, datados de 27/02/2013: 001, 002 e 004/2013.
O oficio 001 diz respeito à realização de torneios abertos e determina que qualquer clube filiado que os queira realizar deverá submeter seu cronograma e regulamento à FOB.
O ofício 004 solicita informar o número aproximado de aves que deverão participar dos Campeonatos Brasileiros de Primeira e Segunda etapas e lembra que é obrigatório a apresentação da GTA (Guia de Transporte de Pássaros) para entrar no recinto de exposições.
O ofício 002 reitera ofício anterior de 20/11/2012 e nos dá um ultimato para apresentar até 25/03/2013, a relação de associados, conforme ART.38-e-f dos estatutos, sob pena de bloquear os pedidos de anéis do clube.
Deste modo estaremos informando, em 20/03/2013, a relação atualizada do quadro social e tão somente dos que estiverem quites com suas obrigações sociais. Os que não se manifestarem até esta data limite terão sua inscrição cancelada.


IBAMA - Encaminhamos E-mail à Dra. Maria Izabel Gomes, Coordenadora de Fauna, com algumas sugestões para que se aceitas possam ser inseridas na próxima INSTRUÇÃO NORMATIVA que está sendo aguardada por todos nós. Esperamos que haja receptividade por parte das autoridades. É aguardado para Maio/13 as novas diretrizes.
Estivemos com Guido Nardi em Itatiba e o mesmo não disponibilizou nenhuma informação que pudesse alterar o que está vigente. Apenas informou da possibilidade de ser editada a nova IN.
Grande parte do quadro social se adiantou no pedido de anéis e pagamento da contribuição social da AMAE. Já solicitamos em torno de 3500 anéis para 2013 e temos um novo pedido previsto para meados de Março. Ainda não foi posto no ar o Sistema “on line” da FOB para solicitação de anéis.


CAMPEONATOS


62 CAMPEONATO BRASILEIRO PRIMEIRA ETAPA.
Conforme divulgado anteriormente será realizado em ITATIBA-SP- de 28/04 a 05/05 de 2013.
O calendário já está disponível no Site da FOB ( www.fob.org.br).
62o CAMPEONATO BRASILEIRO SEGUNDA ETAPA.
De acordo com o calendário divulgado pela FOB ocorrerá de 11 a 21/07/2013.
62 CAMPEONATO MUNDIAL HEMISFÉRIO NORTE
Será realizado em Bari, Itália, de 18 a 26/01/2014.
74 CAMPEONATO INTERNACIONAL DE REGGIO EMILIA.
Será realizado na cidade de mesmo nome, no mesmo local de sempre, de 18 a 24/11/2013.


ENIO M. CUNHA- dia 17/03 fará um ano do seu passamento. Faremos celebrar missa por sua intenção na Igreja da Boa Viagem. Curiosamente o autor da crônica “o amigo partiu sem ver o outono”, Alcione Araujo, colunista do Estado de Minas, também não viu o outono de 2012 passar.
Que os dois amigos estejam na graça de Deus.


ESTANDES DA SEGUNDA ETAPA- lamentamos informar aos associados interessados que foi realizado o sorteio em 26/02 pela FOB, mas não fomos contemplados.

ADRIANO COLOMBO- grande canaricultor, tri campeão brasileiro em canários de cor, é agora também criador de sucesso de exóticos. Estivemos fazendo-lhe uma visita e ficamos surpresos não só com a quantidade de pássaros (6.500 filhotes de canários em 2012/2013 e mais de 1000 exóticos de pequeno porte). É forte candidato a campeão do grupo de Goulds.

Até o próximo mês.


Mauro Q. Garcia
Presidente da AMAE.

 


01/02/2012

ANILHAS/2013

Vários associados se anteciparam na solicitação de anilhas para 2013 e com isto já atingimos aproximadamente 3100 anéis encomendados. Todos os anéis já foram entregues pela FOB e repassados aos associados.

Aproveitamos para informar que para solicitar anilhas é necessário estar em dia com o clube e pagar, ainda, a assinatura do Brasil Ornitológico, no valor de R$ 50,00.

O valor dos anéis sobe mensalmente e daí a vantagem de se encomendar mais precocemente além de evitar demora na entrega quando se aproxima do meio do ano (nesta ocasião pode levar 60 dias entre a solicitação e o recebimento dos anéis)

A FOB está se preparando para colocar em funcionamento um sistema “On Line” de solicitação de anilhas. Tao logo esteja no ar estaremos informando.

 

ANUIDADES

O valor da anuidade para 2013 permaneceu o mesmo: R$ 240,00.

A taxa de filiação também não sofreu alterações permanecendo em R$ 100,00.

Aqueles que puderem efetuar o pagamento da anuidade ao invés da mensalidade evitarão trabalho de idas mais frequentes aos caixas e de envio de dados de comunicação.

 

MUNDIAL DO HEMISFERIO NORTE

Encerrou neste final de semana um dos grandes eventos ornitológicos que é o Campeonato Mundial. Embora ainda não tenhamos disponíveis os dados estatísticos parece-nos, pelos resultados divulgados, que a Itália foi a grande vencedora. Não faz muito tempo a briga pelo primeiro lugar era entre a Bélgica e a Holanda. Posteriormente os italianos passaram a investir pesado e o resultado esta aparecendo. O local preferido dos brasileiros que vão a Europa é a Itália. A expo de Reggio Emília é a mais visitada por nós e acontece todos os anos em Novembro na cidade de mesmo nome.

O próximo mundial será realizado em Bari, na Itália, em Janeiro de 2014.

O segundo Workshop Internacional de Ornitofilia será realizado nos dias 1 e 2 de Março próximo em Joinville, SC, no salão de eventos do Hotel Tannenhof (Fone/Fax 47-3145.6700). O evento contará com a presença de pessoas renomadas na ornitologia e dos juízes internacionais Renné Vercammen e Lucien Schoovaerts da Bélgica. As vagas são limitadas e o valor para as primeiras 25 inscrições é de R$ 200,00 pelos dois dias.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. "> Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ou www.wiobrasil.com.br

 

IBAMA

Não há nenhuma novidade em termos de legislação até o presente momento. Todos devem continuar se norteando pelo que já foi divulgado.

Campeonato Brasileiro da Primeira Etapa

É esperado um número recorde de inscrições este ano. Acredita-se que possa passar de 5.000 aves. Conclamamos todos os associados a participarem do evento de modo que possamos fazer um papel bonito.

 

Até breve.

 

A diretoria.

 


11/01/2012

Publicamos nesta data o 4o. artigo relacionado ao Giro Ornitológico à Europa realizado em Setembro pelo Mauro Garcia. Também disponibilizamos no Picasa Web a galeria de fotos com melhor qualidade do Giro Ornitológico atraves do link abaixo:

https://picasaweb.google.com/107092497334328533199/GiroOrnitologicoEuropa2012?authuser=0&authkey=Gv1sRgCIuAiZrJ4LjAXg&feat=directlink

 


08/12/2012

 

Caixa Econômica Federal.

Informamos ao quadro social que a conta de numero 393-8 da Agencia 0843 (Faculdade de Engenharia) foi encerrada e o saldo transferido para:

Caixa Econômica Federal

Ag. 1149 (Av. Brasil).

 CC 1984-2,

 Operação 003.

 

Assim de agora em diante todos os depósitos deverão ser feitos na nova conta e a fim de se evitar que fiquem sem identificação pedimos que os valores sejam acrescidos de centavos correspondentes ao numero de sócio. Por exemplo, se o sócio de numero 20 fizer um depósito de R$ 50,00 deverá depositar R$ 50,20 (cinquenta reais e vinte centavos).

 

CORRESPONDENCIAS

A caixa postal da Ag. Aarão Reis foi desativada e toda e qualquer correspondência deverá ser enviada para:

Rua Bernardo Guimarães, 1160/501.

CEP- 30140-081

Bairro Funcionários

Belo Horizonte.

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. "> Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ANILHAS/2013.

 

Até o final de dezembro estaremos divulgando a tabela de preço dos anéis para o próximo ano e solicitamos que todos façam seus pedidos o mais cedo possível, pois evitaremos atrasos na entrega.

Quanto mais cedo se pede mais rápido serão entregues.

 

IBAMA

Até o momento desta publicação nada de concreto foi divulgado pelo Ibama.

O Ibama aguarda a regulamentação da Lei Complementar 140 que transfere ao Estado as atividades de fiscalização da fauna e flora.

A LC 140 regulamenta  as competências da gestão ambiental nos três níveis governamentais: união, estados e municípios. Até o final de agosto deverão A LC 140 regulamenta  as competências da gestão ambiental nos três níveis governamentais: união, estados e municípios. Até o final de agosto deverão ser assinados os acordos de cooperação, nos quais o Ibama se compromete a apoiar e capacitar os estados até que eles obtenham capacidade plena para assumir as prerrogativas legais.ser assinados os acordos de cooperação, nos quais o Ibama se compromete a apoiar e capacitar os estados até que eles obtenham capacidade plena para assumir as prerrogativas legais.

Até que isto aconteça e enquanto não sair o Sistema “on line”, não haverá fiscalizações em nosso Estado referente à fauna exótica. Os pássaros sem anel deverão ser anelados com anel aberto e os filhotes com anel fechado. Isto foi o que nos informaram no IBAMA na data de hoje (07/12/2012).

 

BRASILEIRO/2013.

A FOB divulgou a data da expo/2013 (28/04 a 05/05) e aumentou para R$ 9,00 o valor da inscrição por cada ave. Fomos informados pelo Diretor de Psitacídeos e Exóticos da FOB, Juvenal Perestrelo, que as autorizações para o evento já foram expedidas pelo IBAMA.

 

EXPO AMAE.

Estamos programando para 2014 a realização da nossa segunda exposição de caráter regional. Precisamos de um pouco mais de tempo para realizar uma bela mostra em local seguro e autorizado pelo IBAMA.

 

MUNDIAL 2013 HEMISFÉRIO NORTE

Será realizado em Hasselt, na Bélgica, de 23 a 28 de Janeiro de 2013 (aberto ao publico) 61 Campeonato Mundial. Aqueles que desejarem conhecer novos criadores e novas mutações sejam de canários, psitacídeos, exóticos, etc. é para lá que devem se dirigir.

 

CAMPEONATO ITALIANO DE ORNITOLOGIA

De 09 a 16 de dezembro de 2012 será realizado o 48 Campeonato italiano oficial patrocinado pela FOI, em Rimini (Italia). Normalmente de 15 a 20 mil pássaros são expostos.

 

REGGIO EMILIA.

Já foi realizado em Novembro tendo sido recorde de inscrições e de publico apesar da crise europeia. Muitos brasileiros estiveram por lá.

 

QUADRO SOCIAL

Nosso quadro social só tem crescido e curiosamente temos associados de outros estados. Muitos ficam sabendo de nossas atividades pelo Site e entram em contato para se associar. Até o final deste ano faremos um balanço do quadro social e divulgaremos para todos.

A SOM (Sociedade Ornitologica Mineira) não mais funciona no Edifício Maleta. Suas salas foram fechadas e na Administração não consta para onde teriam ido. A AMAE mantem seu endereço virtual na sala 624 cedida por Maria Antonieta Cunha, irmã do saudoso Prof. Enio Cunha

 

Não deixem de acessar o Site de vez em quando, pois sempre estamos colocando matéria nova. Não deixem de ver a série do Giro Ornitológico pela Europa.

Aqueles que desejarem publicar algo no Site podem enviar matérias e fotos que estaremos analisando.

Até breve.

 

 


27/10/2012

Publicamos nesta data artigo relacionado ao Giro Ornitológico à Europa realizado em Setembro pelo Mauro Garcia. Também na seção Vídeos disponibilizamos vídeo relacionado a esta Viagem. Sugerimos uma visita a estas seções e apreciem as novidades.

 


13/10/2012


A FOB está de Diretoria nova. Luiz F.F. Beraldi foi reeleito presidente e agora tem Antônio Burani como vice. Guido Nardi passa para Diretor Executivo.

Na OBJO João Basile foi escolhido em lista tríplice e continua no comando.

O Diretor de Exóticos e psitacídeos agora é Nilton Rodrigues.

Ainda não sabemos quem é o Assessor de Exóticos da OBJO. Deve ser escolhido na reunião da FOB/OBJO, do dia 20/10 em Itatiba.
Provavelmente em dezembro possa ser liberado a encomenda de anéis para 2013. Recomendamos a todos os associados que sejam mais precavidos e solicitem seus anéis com a maior brevidade possível, pois no momento a demora para entrega é superior a dois meses.

Com relação á IN-18 do IBAMA nada de novo temos para informar. O Sistema para cadastramento que deveria estar disponível não está. De acordo com informações obtidas, em Novembro a FOB deverá se reunir em Brasília para agilizar a situação que tanto aflige a todos os ornitólogos que se dedicam às espécies não consideradas domésticas.
Ainda não temos uma posição concreta com relação à realização de exposição regional em 2013. As normas para sua realização estão contidas na IN 18 e como não temos uma definição preferimos não expor os associados a nenhum tipo de risco ou constrangimento. Tão logo a situação seja esclarecida faremos todo empenho para que seja realidade.

Conforme havíamos prometido estamos colocando no Site as novidades ornitológicas da Europa em 2012 que vivenciamos em Setembro por ocasião de nossa estadia por lá. É claro que não contempla todos os segmentos, pois minhas visitas dependem de um criador que se dedica exclusivamente aos exóticos. De qualquer forma pelo menos fotos interessantes de pássaros como, por exemplo, os psitacídeos poderão ser vistas na expo de Zwolle-Holanda. Entretanto, também, visitamos dois criadores de Frisado Gigante Italiano sendo um deles o campeão europeu Luciano Viola. Breve estaremos inserindo fotos e vídeos no site.

Aos amantes de Forpus damos abaixo o endereço de um Site especializado:
www.forpussenclub.nl

Uma vez mais solicitamos aos associados de manter suas contribuições sociais em dia. No final do ano estaremos fazendo um balanço e definiremos como ficará a situação dos inadimplentes.
Esperamos que todos tenham tido ou que ainda continuem a ter uma boa estação de cria. Até breve.

 

14/07/2012

 

CAMPEONATOS

Encontra-se em andamento o Campeonato Brasileiro de Canários de Cor e Porte, na cidade de Itatiba/SP, no pavilhão de eventos da FOB.
Pouco mais de 20.000 pássaros inscritos sendo quase 5000 canários de porte, quase 15000 canários de cor e quase 300 canários de canto.
Este ano será também realizado o Campeonato Mundial com a participação de países afiliados à COM-HS. Depois de muita luta a FOB conseguiu autorização do MAPA para que as aves pudessem entrar e sair do pais.
A Diretoria da AMAE tem como meta a realização de um campeonato regional no próximo ano de modo que possa haver maior integração de seu quadro social. Para isto é necessário que os associados participem ativamente sendo anelando seus pássaros e inscrevendo-os no momento oportuno.


QUADRO SOCIAL
Chegamos ao número 60 em nosso quadro social embora alguns estejam vagos por desligamento e outras razões. No entanto, temos observado que vários associados estão em débito com seus compromissos. Lembramos a todos que a contribuição mensal de R$ 20,00 é praticamente a única fonte de renda que a Associação possui e sem ela nada poderemos fazer. Constituir um “caixa” para compra de material de exposição, aluguel de salão e outras despesas pertinentes são de máxima importância. Pedimos assim a colaboração de todos.
LEGISLAÇÃO
Muitos criadores têm feito consultas sobre a legalidade de se criar determinadas espécies de aves exóticas. Informamos que não houve até o momento nenhuma modificação nas normas impostas pelo IBAMA continuando a prevalecer a IN 18 que se encontra disponível para consulta no Site da AMAE : www.amaemg.com.br
Após a realização do Campeonato Brasileiro, de acordo com informações de seu Vice-presidente, Guido Nardi, a FOB empreenderá esforços para conseguir algumas alterações na legislação vigente. Por enquanto as espécies livres de controle e consideradas domésticas são: canários, periquitos, pombos e pombas, calopsitas, diamante Gould, manons e mandarins.
Lembramos que o IBAMA ficou de colocar a disposição dos criadores um sistema para cadastrar todos os pássaros do plantel agora no segundo semestre mas ainda não o fez. O prazo para cadastramento se encerra em 30 de Novembro/2012. Até lá está acordado que poderão ser anelados com anel aberto os que não o possuam e que não tem procedência de criadouros comerciais (os que não possuam nota fiscal de origem).
Assim que novas instruções forem publicadas estaremos disponibilizando aos nossos associados.


CONTATOS
Lembramos que todos os contatos administrativos de agora em diante devem ser feitos pelo telefone ou por E-mail com a presidência (Mauro Q. Garcia):
Fones 3037.8282 e 9757.2288 (após 20 horas)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


REVISTAS E DIVULGAÇÃO
Brasil Ornitológico é a revista de comunicação da FOB. Todos os associados passam a recebê-la assim que fazem o primeiro pedido de anéis. Assim é desejável que todos estejam criando e anelando seus pássaros para que possam estar acompanhando o que acontece na ornitologia nacional. Lá também se podem fazer anúncios publicitários do plantel ou do criadouro.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES UTEIS
Em Setembro próximo estaremos fazendo mais uma visita a criadores europeus e pretendemos realizar vídeos e fazer centenas de fotos para enriquecer nosso site, além de contribuir para nosso enriquecimento técnico. Sempre surgem novas mutações das quais nem mesmo ouvimos falar e nunca vimos. Visitas a exposições e feiras serão realizadas e tudo será divulgado. Nosso amigo Luigi Montini estará nos acompanhando nesta jornada. Recentemente ele rodou 5000 km para visitar criadores em Portugal e Espanha e disse-nos por e-mail que os melhores Goulds do mundo se encontram na Espanha. Chegaram a pedir-lhe 1000 euros por um gould portador de Lutino. Estas informações são sempre boas para nos fazer perceber e valorizar o que temos.
Caso queiram divulgar o plantel ou o produto de criação informamos que nosso site está disponível. Podem enviar artigos, notícias e fotos que serão inseridas após análise técnica. Toda contribuição será bem vinda. O site é atualizado mensalmente.


Até breve.

 

 

 

02/06/2012

Encontra-se publicados em nosso site novos artigos da Itália Ornitológica na seção Italiana do Site.


Saiba alguns Campeonatos de Exóticos

61o. Campeonato Brasileiro e 

44o. Campeonato Mundial de Ornitologia do Hemisfério Sul

11 a 21/07/2012

61o. Campeonato Mundial de Ornitologia do Hemisfério Norte

23 a 27/01/2013

 48o. Campeonato Italiano de Ornitologia

09 a 16/12/2012

 72o. Feira Internacional de Reggio Emilia

18 a 25/11/2012

 Nacional do Gould (Travagliato)

07 a 09/09/2012

 Nacional do Manon Holanda (JMC)

29 e 30/09/2012

  


16/05/2012

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2012 (Primeira Etapa)

Mesmo sem uma grande representatividade de seu quadro social a AMAE se sagrou em terceiro lugar geral.

Os segmentos em que participamos foram exóticos e psitacídeos. Desta feita não tivemos representantes nos demais segmentos: columbídeos, POAS, calopsita e agapornis. Certamente que se houvesse a participação do Enio Cunha com suas pombas e periquitos teríamos feito bonito mais uma vez embora reconheçamos que um terceiro lugar seja bem vindo.

Os associados que representaram a AMAE foram:

Álvaro Luiz Pinho Lima (exóticos)

Claudio Roberto de Moura (exóticos)

Evandro Cesar de Moura (exóticos)

José Geraldo Diniz (exóticos)

Marcio Tadeu Maluf de Souza (exóticos)

Marcelo Lamounier (psitacídeos)

Mauro de Queiroz Garcia (exóticos)

Saulo Junior P. Biscoto (psitacídeos).

Apesar de tudo tivemos resultados expressivos:

Campeão de Eficiência em Exóticos- Mauro de Queiroz Garcia

Campeão do Grupo de goulds – José Geraldo Diniz

Campeão do Grupo de manons- Márcio Tadeu Maluf

Segundo do Grupo de Calafates- Álvaro Luiz Pinho

Segundo do Grupo de exóticos Raros – Mauro de Queiroz Garcia

Quarto no Grupo de Mandarins – Evandro Cesar de Moura

Segundo do Grupo de Ring Necked – Saulo Junior P. Biscoto.

Campeão de Grupo em Lóris – Saulo Junior P. Biscoto.

Terceiro no Grupo de Psitacídeos Pequenos e médios- Saulo Junior P. Biscoto.

Quarto no Grupo de Roselas – Saulo Junior P. Biscoto.

Como se pode ver acima nossa participação foi realmente muito boa.

Este ano tivemos 3982 inscrições (mais de 50% que em 2011) e 32 clubes participantes.

Foi um crescimento significativo e até mesmo elogiado pelo Presidente da FOB.

Paralelamente ao Campeonato foi realizado uma Reunião Técnica da OMJ-HS contando com a participação de vários juízes argentinos e do Presidente da Ordem Silvério Francisco Grillo.

O 44 Campeonato Mundial de Ornitologia será realizado em Itatiba/SP- de 16 a 21/07/2012.

No próximo mês estaremos julgando os canários de nossos associados que participarão do Campeonato Regional e posteriormente dos Campeonatos Brasileiro e Mundial supra citado que será realizado em Itatiba. A expectativa é grande e a

AMAE tem chances de fazer alguns Campeões Mundiais.

Desta vez somente haverá participação do segmento de canários. A FOB prepara junto ao MAPA a autorização para que no próximo evento que se fizer no Brasil possa haver participação de todos os segmentos.

Acessem a seção Fotogaleria e vejam as fotos de entrega dos Troféus de 2012 e algumas fotos de pássaros campeões de grupo. Este ano não nos foi possível fotografar outras aves premiadas como seria de nossa vontade em virtude de participar como juiz do concurso de pássaros exóticos.

Novos artigos foram inseridos em nosso Site e breve teremos mais alguns traduzidos.

Estaremos disponibilizando formulários para solicitação de anéis e inscrição de novos associados, on-line. Assim facilitaremos todo o processo burocrático.

Até Breve.

Mauro Q. Garcia

Presidente da AMAE.

 


11/04/2012

 

Siga o Link e veja na Fotogaleria mais duas fotos inéditas da mutação lutino do Bicolor nascido no criadouro de Pierre van Bree, Holanda.

 


 

03/03/2012

Solicitamos e recebemos autorização de Salvatori Cirmi, presidente da FOI ONLUS e da COM-HN, para publicação em nosso site de artigos e fotos da Revista Itália Ornitológica conforme emails abaixo:

 

A partir de agora mensalmente estaremos inserindo um novo artigo no site nas versões em Português e Italiano, começando pelo Artigo entitulado "O Manom" de Sergio Lucarini.

----- Original Message -----

From: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

To: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sent: Saturday, February 25, 2012 12:10 AM

Subject: Italia Ornitologica

Gentile Signore

Direttore della F.O.I. ONLUS,

Salvatore Cirmi

Sono Mauro Q. Garcia, giudice CON-HS/HN, brasiliano e abito a Belo Horizonte, Brasile.

Abbiamo un sito sul`Internet (www.amaemg.com.br) dove si trovano diversi articoli degli allevatori europei e anche degli italiani.

Vorrei sapere se posso pubblicare degli articoli della rivista Italia Ornitologica in questo sito nella versione originale  e la sua traduzione in portoghese.

Se sarà possibile come posso farlo.

Spero una Sua risposta.

In anticipo  La ringrazio e Le porgo i miei distinti salute.

Mauro Garcia.

Resposta:

Caro Mauro Q.Garcia,

ti autorizo a pubblicare tutti gli articoli con foto che ti servono, citando il nome dell'autore. Se li vuoi via email devi solo scrivere.

Ciao,

Salvatore Cirmi

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Estamos também iniciando a publicação da Foto do Pássaro do Mês em nossa Home Page.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Novos vídeos (Criadouro Garcia, Criadouro Alvaro Pinho e Silk Rock já estão disponíveis para acesso.


11/02/2012

Uma nova autalização já está disponivel em nosso site. Foi inserido o Artigo A Mutação Ino do Diamante de Gould. Acessem e confiram.

07/01/2012

Vejam na Fotogaleria Fotos do Jantar de Confraternização de Natal e Ano Novo dos Associados da AMAE.

 

Para acessar a Fotogaleria clique neste link.

Vejam também na Seção Legislação a Instrução Normativa IBAMA 016/2011, de 30/12/2011.

 


01/12/2011

Vejam na seção Fotogaleria, fotos inéditas de criadores e exposições da Alemanha, Holanda e Itália, obtidas em Setembro de 2011, quando de nosso “tour’” ornitológico pela Europa.

Expo JMC (Japanse Meeuwenclub). O Clube do Manon do Japão da Holanda é a associação de especialização mais antiga da Europa tendo sido fundado em 07/06/1975. Um de seus fundadores e atual presidente é o nosso amigo Fred Panjer o qual já foi autor de matérias para a revista do CMCP e agora colabora com matérias para o Site da AMAE e da nossa próxima revista.

Visitamos sua exposição em Setembro passado quando pudemos observar o altíssimo nível de seus pássaros em concurso: apenas manons e lonchuras. Aproximadamente 250 exemplares.

Fred Panjer tem sido campão mundial com seus manons negro cinza e negro marrom e é um dos maiores conhecedores de manons pérola. Foi ele o responsável pela sua introdução na Europa. De acordo com informações pessoais deve vir ao Brasil no próximo ano. Aguardem!

Para acesso direto à fotogaleria clique aqui.

 

Gould Lutino

Nasceu o primeiro mutante Gould lutino no Brasil. Em 14/10 de 2011 obtivemos o primeiro exemplar que já se encontra separado de suas amas. Trata-se de uma fêmea de cabeça negra e peito branco nascida no Criadouro Riviera. Esperamos constituir uma bela linhagem nacional e difundi-la entre nossos criadores.

Clique aqui para acessar a foto.

 

Expo de Zwolle (Holanda)

É a maior feira de pássaros exóticos da Holanda. Famosa em toda a Europa aconteceu em Setembro próximo passado mais uma edição. Nem mesmo a Expo de Reggio Emilia se compara a esta exposição em conteúdo de pássaros exóticos. A de Reggio tem seu maior foco nos canários de cor. Ao preço de 6,5 euros a entrada os dois pavilhões ficaram lotados de criadores e pessoas de alguma forma ligadas ao Hobby. Às 7 horas da manhã as filas para aquisição de ingressos e entrada já estavam formadas e eram longas. Dura apenas um único dia. Quem comprou bem e quem não comprou que volte no próximo ano. Muitas novidades tecnológicas e muitos pássaros maravilhosos. É um verdadeiro paraíso para os aficionados. Impossível calcular quantas aves expostas. Não é feito um catálogo de aves e não há concurso: apenas vendas.

Acesse aqui as fotos desta exposição.

 


03/11/2011

 

Inédito: o mais completo pôster de mandarins já publicado no mundo e pela primeira vez veiculado na Internet com a autorização do Clube del Diamante
Mandarino da Itália, numa cortesia de Enea Ciccarelli e de Giorgio Valentini, diretor e Presidente, respectivamente.
Certamente será de muita utilidade para todos os criadores destes pequenos exóticos australianos.

Será uma fonte de consulta permanente para os criadores.
Agradecemos em nome da AMAE,  o privilégio concedido.
 
Para acessar o pôster clique aqui.
 

Bom proveito a todos internautas.

Mauro Garcia
Vice Presidente Técnico da AMAE.
 
 

09/07/2011

Feitas alterações no quadro social da AMAE. Pedimos aos associados que tenham necessidade de alguma outra modificação que enviem email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. detalhando as modificações para fiquem disponibilizadas no site no proximo mês.
Encontra-se em nosso site os Resultados do Campeonato Brasileiro 2a. Etapa de 2011. Acesse o link abaixo:

http://www.fob.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=96:cronograma-segunda-etapa&catid=44:regulamento&Itemid=1041


04/06/2011

Uma nova autalização já está disponivel em nosso site. São as fotos do Brasileiro 2011 - Campeões da 1a. Etapa


06/05/2011

Encontra-se em nosso site os Resultados do Campeonato Brasileiro 1a. Etapa de 2011. Acesse o link abaixo:

 

http://www.amaemg.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=123%3Abrasileiro-1aetapa-2011&catid=31%3Aartigos&Itemid=50&lang=pt


12/03/2011


Uma nova atualização está disponivel em nosso site. Trata-se do Artigo de autoria de Luigi Montini sobre os Gould Lutinos.
 

30/11/2010

Embora com menor assiduidade, mas não ausente, temos procurado manter o Site atualizado, dentro do possível.Assim é que recentemente foi publicado o artigo sobre Erythruras (diamantes bicolor, tricolor, Peale, etc.) de autoria de Luigi Montini.O Luigi é um renomado criador Italiano e conhecido pelos grandes criadores europeus sempre presente nas principais exposições regionais, nacionais e internacionais
do Continente Europeu.Cria diversas espécies de pássaros exóticos com sucesso. È talvez um dos maiores criadores de Erythruras no mundo.È paisagista e mora em Giulianova, Itália, à beira do mar Adriático.Pois bem!No início de Novembro, tivemos a honra de recebê-lo em Belo Horizonte. Trouxe a tiracolo seu cunhado Gianpiero, que se mostrou ser uma grande pessoa. É engenheiro e adora visitar igrejas históricas. Vieram a passeio e a nosso convite tendo permanecido por uma semana entre nós.Na ocasião visitamos alguns criadores e também o levamos a passear por Ouro Preto, Congonhas e Fazenda Valle Verde.

Tivemos, ainda, a oportunidade de rever um grande amigo, que agora se dedica a criação de bicudos, Manoel Cailleaux e de fazer contatos com outros entre eles o Toninho de Contagem e o Zeca (médico psiquiatra) que se dedica à criação de sporophilas(coleiras e outros).Adorou tudo que viu e principalmente de tomar água de coco e guaraná Antártica.Elogiou todos os criadores que visitamos inclusive nosso Presidente Márcio Maluf onde foi presenteado com livros culturais, pela sua esposa Elizangela.Já estamos convidados para uma turnê pela Europa no próximo ano.Vejam no Site os Vídeos de sua passagem por BH.


13/08/2010

 
Atenção! Encontra-se em nosso site todo o conteúdo da Revista AMAE/2010, incluindo todos os artigos e fotos.

24/07/2010

Já está disponível no nosso site novos artigos e fotos. Aproveitem!

 

26/03/2010

Foi realizado nos dias 19/20 e 21 de Março no Mercado Central de Belo Horizonte a exposição de Aves Exóticas da AMAE. Paralelo à exposição ocorreu o concurso onde foram eleitos os melhores Goulds Machos e Femeas e Mandarins.  Os classificados vão participar do 59º Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que será realizado em Itatiba, em São Paulo, durante o mês de abril. Veja na nossa fotogaleria as fotos dos Campeões.

 

03/03/2010

Está disponível em nosso site para uso dos associados o Material (Fichas de Inscrição) para participação em Campeonatos.




09/01/2010


NOVIDADES AMAE


24/10/2009

12/09/2009


05/09/2009

Veja em nosso Site um novo artigo sobre as Expo de Reggio Emilia e de Faenza - Itália e comentários adicionais sobre grandes criadores italianos com fotos exclusivas.

Veja ainda tabela de preços de anéis para 2010.

Fique atento aos valores que sobem gradativamente no decorrer do ano e faça logo o seu pedido evitando pagar mais e atrasos na entrega.

Veja também notícias da AMAE publicadas no boletim informativo tais como calendário de exposições para 2010 e outras informações.

A confecção das gaiolas de exposição já foi iniciada e a previsão é de que tudo esteja pronto até fevereiro.

Continuamos realizando visitas técnicas e nos colocamos a disposição para auxiliar no que for necessário em relação à participação em exposições.

Em fevereiro teremos uma nova reunião de Diretoria. A tendência é de que os associados sejam participantes dela. Estaremos avisando com antecedência.

Nosso Site brevemente contará com fotos e vídeos exclusivos realizados nos criadouros de nossos associados e no de criadores italianos.

O mundial de Ornitologia do Hemisfério Norte está chegando e será realizado de 20 a 24 de Janeiro em Portugal, na cidade de Matosinhos (região do Porto).Espera-se de 20 25 mil pássaros em concurso. O Presidente da FOB, Luiz F.F. Beraldi, estará lá representando o Brasil, a exemplo do que ocorre todos os anos

Idioma

 

Pesquisar

REVISTA DIGITAL AMAE 01

    Revista Digital AMAE